Varrição


Conceito

Consiste na remoção sistemática dos resíduos acumulados, nas sarjetas, guias das calçadas e praças, bem como a catação de resíduos nas áreas verdes ajardinadas. Em Cuiabá, inclui-se nesta atividade a limpeza das calçadas e passeio. Contudo, os ocupantes de imóveis urbanos devem conservar limpos e em perfeito estado os passeios de suas residências e estabelecimentos. 

A varrição das vias e logradouros evita o acúmulo de terra e de material particulado, contribuindo para a segurança do trânsito e redução de derrapagens e colisões. Do ponto de vista da drenagem, a varrição previne a obstrução da rede de águas pluviais e inundações. É parte integrante da atividade de Varrição, as tarefas de Sacheamento e Esvaziamento das Papeleiras  distribuídas ao longo das vias. O sacheamento consiste na remoção da vegetação e ervas daninhas que nascem ao longo das fissuras das calçadas.

Os varredores recebem fardamento e equipamentos de proteção individual – EPI, compatível com as exigências da atividade e cuja reposição é em função da vida útil do fardamento. Para as equipes que trabalham no período noturno, são utilizadas, por razões de segurança, faixas reflexivas no fardamento.


Planejamento

O planejamento da varrição manual requer conhecimento das características físicas e topográficas das vias, do uso e volume de tráfego, do paisagismo e da vocação turística das áreas, corredores de transporte coletivo e seus respectivos pontos, condicionantes estes que definem o turno e a frequência necessária ou que se deseja em cada logradouro.

Os setores de varrição são definidos em áreas homogêneas e compatíveis a capacidade de deslocamento dos varredores, podendo estes trabalhar individualmente ou em dupla. 

Em publicações de projeto identificou-se como parâmetro de planejamento da varrição manual, o valor médio da produtividade entre 1.000m a 2.500m de sarjeta por agente por dia.

No dimensionamento de pessoal é comum considerar o quantitativo de 10% do efetivo em atividade como reserva técnica, que visa suprir as faltas e férias.


Como a Limpurb está atuando?

“São dois programas, criados por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e que, somadas as outras, ajudam a manter a cidade mais limpa. Nesse início de 2021, estavam suspensas, temporariamente, enquanto definíamos nosso planejamento para este ano. Agora, elas retornam com o mesmo objetivo de fortalecer o trabalho que já é realizado diariamente em diferentes pontos da cidade”, explica do secretário da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

Para a primeira ação, a Limpurb disponibiliza cerca de 200 operadores de limpeza pública que, durante toda a sexta-feira, executarão em toda extensão das vias serviços como varrição, capinação, roçagem, poda de árvores e pintura de meio fio. A iniciativa foi lançada no ano de 2020 e inserida dentro do planejamento da Limpurb, visando intensificar o trabalho de zeladoria nas grandes vias da Capital.


Formas de Contato

LIMPURB | Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana

Av. Fernando Corrêa da Costa, 433 - São Francisco

(65) 3645-5500 (Recepção)

CEP: 78088-800 - Cuiabá - MT


2024 © LIMPURB -Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana